Correio Popular Notícia




Fazer o bem
*Por Mario Eugenio Saturno Tiago tinha uma visão mais prática do cristianismo, para ele a fé tinha que ser viva, na prática: de que aproveitará, irmãos, a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo? Se a um irmão ou a uma irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará? Assim também a fé: se não tiver obras, é morta em si mesma. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras. Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras (Tg 2,14-18). E nos deixa um versículo que pode resumir bem a caridade: aquele que souber fazer o bem, e não o faz, peca (Tg 4,17). É claro que podemos inferir que devemos fazer o bem sempre. Mas saber fazer? Quem já leu ?A República? de Platão, sabe bem que fazer o bem não é algo tão simples em muitas situações. Esse também é um livro que um cristão deveria ter na cabeceira. Tiago ainda nos dá valorosos conselhos: A religião pura e sem mácula aos olhos de Deus e nosso Pai é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições, e conservar-se puro da corrupção deste mundo (Tg 1,27). Meus irmãos, se alguém fizer voltar ao bom caminho algum de vós que se afastou para longe da verdade, saiba: aquele que fizer um pecador retroceder do seu erro, salvará sua alma da morte e fará desaparecer uma multidão de pecados (Tg 5,19-20). Jesus já havia surpreendido com sua teologia de como fazer o bem: Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem. Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos. Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos? Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito (Mt 5, 43-48). Cristo também ensinou que fazer o bem transcende os próprios mandamentos: Não vale o homem muito mais que uma ovelha? É permitido, pois, fazer o bem no dia de sábado (Mt 12,1-12). E nem sempre é ajudar os pobres: Jesus se achava em Betânia, em casa de Simão, o leproso. Quando ele se pôs à mesa, entrou uma mulher trazendo um vaso de alabastro cheio de um perfume de nardo puro, de grande preço, e, quebrando o vaso, derramou-lho sobre a cabeça. Alguns, porém, ficaram indignados e disseram entre si: Por que este desperdício de bálsamo? Poder-se-ia tê-lo vendido por mais de trezentos denários, e os dar aos pobres. Mas Jesus disse-lhes: Deixai-a. Ela me fez uma boa obra. Vós sempre tendes convosco os pobres e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem; mas a mim não me tendes sempre (Mt 14,3-8) E vem de Paulo a conclusão: Deus retribuirá a cada um segundo as suas obras: a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, buscam a glória, a honra, a imortalidade e paz, primeiro ao judeu e depois ao grego, porque, diante de Deus, não há distinção de pessoas (Rom 2, 5-11). *Mario Eugenio Saturno é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano. ...


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.